Dr.Edward Bach, foi um médico inglês, nasceu em 24 de setembro de 1886, pelos seus escritos e pesquisas, podemos ver atrás de sua impetude, uma pessoa a frente de sua época. Atras de suas descobertas podemos observar conceitos e filosofias no empenho intuitivo a cura.
Gostava de ser chamado de herbalista, após a descoberta das essências florais, era estudioso e preocupado com o humano, possuidor de um enorme desejo do saber.
Tomou a decisão em ser médico observando o intenso sofrimento humano frente as doenças, estudou, casou e começou sua carreira em um pronto socorro em Londres .
Em um época em que a medicina avançou sobre os estudos de imunologia, Dr Bach passou a trabalhar como bacteriologista, nessa época grandes médicos acreditavam que a porta para cura estava nesse segmento, sendo a chave que faltava para o futuro da medicina.
Assim, Dr Edward Bach descobre vacinas que eram preparadas utilizando bactérias, sendo um delas utilizada na epidemia de gripe espanhola, salvando milhares de vida dentre as tropas militares.
Surge uma reflexão, porque alguns adoeceram e outros permaneceram saudáveis diante de uma epidemia ?
Já havia percebido em sua trajetória profissional como médico, a diferença das atitudes emocionais demonstravam diante da doença, sendo essa atitude a diferença em alguns prognósticos.
Logo Dr, Edward adoece, sofrendo uma cirurgia, na qual seus amigos médicos não acreditavam que ele poderia se recuperar.
Porém com sua forte determinação, voltou a trabalhar, de maneira mais intensa, se vendo fortemente empenhado em buscar curas, acreditava que o envolvimento apaixonado por um propósito nos faz fortes e livres de doenças.
Deixa então de atender no hospital Universitário, por não concordar com as regras impostas e abe um novo consultório onde atende pessoas humildes sem cobrar.
Em 1919, Dr Bach ingressa em no hospital homeopático de Londres, ainda como patologista, e não como homeopata, nessa época suas vacinas ainda eram aplicada de forma subcutânea, ao tomar contato com a obra de Hahnemann, modifica a forma de preparo de sua vacina, sendo administrada oralmente, e segue em busca do sutil.
Entusiasmado com Hahnemann, acreditava que a alopatia e a homeopatia tomariam rumos convergentes, sabemos que a homeopatia oferece um retrato fiel da saúde e da doença, porque considera também os estados mentais, levando a atuar nesse segmento na medicina, sendo reconhecido como médico homeopata.
Dr Bach queria entender o Ser como um todo,e escreveu que o objetivo do médico deveria ser, mais que a cura, a prevenção das doenças, faz criticas a forma que a homeopatia gerenciava as medicações, pois acreditava que os mesmo deveriam ser de fácil prescrição ao alcance de todo, assim deixa o cargo no hospital homeopático.
Em um jantar, pode perceber em meio a uma variante de pessoas, as atitudes e temperamento de cada um, já havia escrito sobre os 7 Nosodios de Bach, e mis tarde escreveu os 12 estados mentais,
Ainda não satisfeito, após uma viagem onde encontrou as Impatiens e Mimulus, resolveu deixar completamente sua vida de prestígios mesmo com os protestos dos amigos, foi dedicar-se aquilo que sentia como sua missão, enganou-se e em uma viagem trocou sua malas de instrumentos de pesquisas,por sapatos, avaliou posteriormente, como nada é por acaso, que esse seria o único instrumento que precisaria para essa nova empreitada, percorrendo os campos ingleses a busca de plantas que curassem as dores da alma humana.
Com muito empenho , calma e dedicação Bach aos poucos vai descobrindo as essências observadas através do comportamento, resistência entre outros da própria flor, as consome experienciando em si seus efeitos,surge então as 38 essências florais